Benefícios do balé classico

Especialista lista as vantagens dessa modalidade para o físico e a mente
Dancers in white tutu synchronized dancing on stage. Repetition.

Além de possuir movimentos lindos, o balé clássico também reúne alinhamento postural, disciplina, leveza, ritmo e equilíbrio. E mais: assim como todo tipo de dança, pode ser uma opção para você elevar a autoestima, turbinar a felicidade e, claro, eliminar calorias. Por isso, Pense Leve traz os principais benefícios da prática, listados por Giovana Puoli, bailarina e professora da aula no Estúdio Anacã, de São Paulo (SP).

Melhora a coordenação motora | A modalidade pede que a aluna consiga executar os passos em um determinado tempo musical e espaço, com sinergia e coerência de braços e pernas, tudo ao mesmo tempo. Por isso ele desenvolve muita coordenação motora e ritmo.

Flexibilidade | A aula trabalha alongamentos com exercícios estáticos, como colocar a mão no chão para promover alongamento dos músculos da cadeia posterior, até movimentos dinâmicos como saltos, que tendem a aumentar e condicionar a flexibilidade.

Raciocínio | Todos os movimentos do balé devem ser coordenados com a música e a postura correta, por isso exige agilidade de raciocínio e boa memória para acompanhar os passos.

Corrige e melhora a postura | São os ombros abertos e alinhados com o quadril, o abdome contraído e o pescoço alongado que permitem a melhor execução dos movimentos e transmitem leveza.

Aumenta o tônus muscular | Só de manter o equilíbrio corporal, sustentar a posição ereta e centrada, a aluna já contrai os músculos. Com a intensidade, repetição dos movimentos e sustentação dos braços, ela desenvolve o tônus muscular.

Aumenta a autoestima | As roupas e acessórios do balé por si só já afloram a feminilidade de qualquer mulher, fazendo com que elas se sintam mais delicadas. Além disso, a dança desperta uma série de emoções que acalmam e fazem um bem interior.

Interação cultural | Pela imersão na linguagem francesa, por meio dos nomes dos passos e também pelo contato direto com os mestres e grandes compositores da música clássica, o balé promove essa interação.