Conheça o Cross Pilates

Modalidade alia técnicas do pilates clássico, crossfuncional e treino funcional
mulher praticando cross pilates

Já ouviu falar do Cross Pilates? Desenvolvido por fisioterapeutas e educadores fisicos, o método é baseado em estudos motores e une os fundamentos do pilates, do treino funcional e do crossfuncional, potencializando a resistência cardiorrespiratória e muscular, a flexibilidade, a força, a coordenação, a agilidade e a velocidade.

“O método aumenta expressivamente o equilíbrio e contribui para corrigir a postura e acelerar o metabolismo, melhorando não apenas o condicionamento físico e a saúde, como também permite pleno controle do corpo. Por isso, a qualidade dos exercícios é mantida, ao passo que são variados e combinados a exercícios funcionais”, afirma Rafael Ertner professor do Cross Pilates Studio Mets, em São Caetano do Sul (SP).

De acordo com Cássia Gomes, professora do mesmo Studio, esses benefícios tornam o Cross Pilates uma ótima ferramenta não apenas para treinamento físico como também reabilitação, sendo indicado para pessoas idosas e até mesmo para quem nunca praticou pilates clássico.

Cross Pilates permite trabalhar melhor as ações biomotoras e suas complexidades com exercícios mais desafiadores aos praticantes

Ao agregar os princípios do Treino Funcional (movimentos funcionais e combinados), e do crossfuncional (desenvolvimento máximo das capacidades físicas) ao pilates clássico, o Cross Pilates permite trabalhar melhor as ações biomotoras e suas complexidades com exercícios mais desafiadores aos praticantes. O conjunto de regras é diferente, auxiliando a alcançar a meta estabelecida com orientações de posicionamento e execução específicas de cada exercício dos três métodos.

Os equipamentos para a prática do Cross Pilates possibilitam os mesmos exercícios do pilates clássico, porém são mais robustos para que os usuários executem movimentos com cargas e velocidades mais elevadas, atendendo as necessidades de programas de treinamento de força e potência.