Cuidados para um treino seguro no inverno

07/08/2018 | Da Redação
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Saiba quais são os fatores que evitam problemas nessa época do ano

mulher correndo no frio para ilustrar matéria sobre treino seguro no inverno

A motivação, a umidade do ar, a sensação térmica e a sudorese são as principais diferenças entre praticar atividades físicas no inverno. E as desvantagens são sentidas na pele com a falta de umidade do ar, desidratação do corpo – pelo baixo consumo de líquidos – e, claro, as baixas temperaturas.

“A necessidade metabólica aumentada provoca sudorese que, devido à menor temperatura do ar, não evapora tão facilmente das roupas. Por isso, é importante trocá-las com maior frequência”, explica Silvana Vertematti, médica do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, de São Paulo (SP).

De acordo com a especialista, apesar da baixa temperatura, a hidratação também é muito importante, principalmente para repor as perdas pela sudorese, que não são tão evidentes como no verão.

Outro fator que merece atenção é a probabilidade de lesão, que aumenta nessa época do ano. Isso porque, com maior demanda metabólica neste período, o corpo precisa de um aquecimento mais longo – cerca de 25 minutos – para melhorar a circulação e irrigação sanguínea, além do tradicional alongamento antes e depois do exercício.

Usar agasalhos, pelo menos até o aquecimento, e trocar a roupa suada após o treinamento também são essenciais para manter a temperatura corpórea. Além disso, a especialista recomenda a ingestão proteica adequada e balanceada. A hidratação e o uso de soluções salinas nas vias aéreas superiores também se fazem indispensáveis para evitar infecções respiratórias, comuns nesta época do ano.

“Essas atitudes previnem a perda de calor muito rápida, o que predispõe alterações metabólicas, respiratórias e contraturas musculares, que podem culminar em lesões osteomusculoarticulares mais graves”, salienta.