Saiba quais os cuidados necessários para voltar a treinar

Orientação profissional para readequação é sempre bem-vinda
mulher correndo para ilustrar matéria sobre voltar a treinar

Muitas vezes, passamos meses (ou até anos!) longe das academias. E é no verão que muita gente toma a decisão de voltar aos treinos – o que é ótimo! Mas será que podemos voltar no ritmo de antes?

Jhonatan Vital, da Acqua Academia, de São Paulo (SP), afirma que não. “Um processo de readaptação será sempre necessário, tanto para o atleta quanto para o não atleta. O que difere um do outro é apenas o tempo de resposta, que, para o atleta, será mais curto”, esclarece.

É preciso levar em conta que o organismo sofre alterações fisiológicas e bioquímicas, causando assim um retrocesso no treinamento. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de retornar. Vale fazer um check-up, que é essencial para a prática de atividade física, sendo ela amadora ou profissional. “Assim, será possível mapear as necessidades de cada indivíduo, tornado o programa de treinamento mais seguro e eficiente para cada objetivo.”

Não deixe de procurar a orientação de um educador físico, pois ele irá realizar uma avaliação e traçar estratégias para fazê-la retornar ao estado anterior de treinamento. “Consequentemente, irá encontrar o volume e a intensidade ideal do seu treino”, diz.