Descubra os benefícios do ioga para seus filhos

A atividade melhora a concentração e contribui para o prazer nos estudos
Portrait of kid girl and her mother doing gym exercise at home

Games eletrônicos, músicas, tarefas escolares, cursos extracurriculares… As crianças estão cercadas por atividades e informações que aceleram o dia a dia. E que tal incluir um hábito capaz de melhorar o autocontrole, a concentração e a segurança, na rotina dos pequenos? Ioga é uma ótima opção.

A prática consegue, gradativamente, aquietar a mente e trabalhar exercícios físicos com foco na respiração, afastando assim outros problemas. Jamile Coelho, diretora do Espaço Educacional, de São Paulo (SP), explica que a modalidade é uma prática holística que trabalha o ser humano como um todo, unificando corpo, mente, coração e espírito.

Quando aplicada nas crianças, a atividade desenvolve valores capazes de serem vistos dentro da própria sala de aula. “Praticar ioga aprimora aspectos como concentração e a disciplina das crianças, tornando-as mais calmas e conscientes dentro e fora da escola, além de incentivar a coordenação motora”, ressalta.

E mais: a modalidade aumenta a flexibilidade, reduz o nível de estresse e melhora a convivência do indivíduo como um todo. De acordo com a especialista, os benefícios são indicados para todos, indiferentemente da faixa etária, mas que na infância a prática contribui para o aprendizado, de forma que os pequenos acabem com o medo dos estudos e tenham mais prazer e produtividade.