Esclareça cinco dúvidas sobre suplementos

Eles passam longe de ser anabolizantes e ajudam a repor nutrientes específicos
mulher preparando suplmentação após tirar dúvidas sobre suplementos
This is style of my life

O mercado de suplementação tem conquistado diferentes perfis de consumidores, passando longe do estigma associado aos anabolizantes – ou bombas, como são popularmente conhecidos. O motivo? Os compostos nutricionais têm mostrado grande eficácia não só a esportistas ou atletas, mas a qualquer pessoa que apresenta algum tipo de carência de um nutriente específico. Se você quer investir na suplementação, mas tem perguntas sobre o assunto, acompanhe o conteúdo abaixo, com dúvidas sobre suplementos esclarecidas por Diogo Círico, nutricionista e representante da marca Growth Supplements, de Bombinhas (SC). Confira!

  1. Qual é o melhor momento para começar o uso dos suplementos?

Quando a dieta já não consegue suprir alguma necessidade nutricional ou quando o corpo demanda algum nutriente específico. Vale lembrar que, para aproveitar o investimento nos suplementos, é recomendável que a compra seja sempre feita após recomendação de um profissional de nutrição.

  1. Qualquer pessoa pode fazer uso?

Antes de tudo, as pessoas precisam entender que os suplementos e as chamadas “bombas” são coisas completamente distintas. O suplemento alimentar nada mais é do que o nutriente retirado de um alimento e concentrado em um produto específico. Qualquer pessoa que necessita de um tipo específico de nutriente pode consumir suplementos alimentares.

  1. E para quem já tem um bom condicionamento físico?

Muitos esportistas que já treinam querem aumentar, de forma recorrente, a dose do suplemento, mas é preciso ter consciência do que é um bom condicionamento físico. Há os bem condicionados em técnicas, em força e em agilidade. Para aqueles que estão focando em treinos de força, os suplementos recomendáveis são creatina, leucina, whey protein, arginina e ômega 3. Já para aqueles que estão buscando a prática de endurance, ou seja, exercícios de longa duração, a indicação é beta-alanina, arginina, cafeína, ômega-3, whey protein e BCAA.

  1. Qual é a recomendação para quem quer ganhar massa muscular?

Suplementos que são muito conhecidos, como a Creatina, combinada com uma fonte protéica de rápida digestão e alto valor biológico, sendo o whey protein a melhor opção do mercado. A glutamina também pode acompanhar o whey e a leucina, um aminoácido que ajudará o tecido muscular a se recuperar mais rapidamente dos esforços do treino.

  1. E para aqueles que querem “ganhar mais energia”?

No caso dos carboidratos, os suplementos mais indicados são maltodextrina, dextrose, batata-doce em pó e waxy maize. Para as proteínas, whey protein, albumina e proteínas vegetais, como soja, arroz e ervilha. Outras boas fontes de gordura são a pasta de amendoim e o óleo de coco.