Escolha o tênis certo

Tudo depende da intensidade do exercício praticado
Frau bindet sich die Schuhe

Na hora de comprar um tênis novo você se sente perdida diante da quantidade de opções disponíveis no mercado? Saiba que não é a única! Isso acontece porque cada modelo oferece um benefício diferente, propício para certo tipo de exercício.

“A escolha do tênis deve ser feita com muita atenção e, dependendo da intensidade do exercício praticado, é indicado procurar um profissional de educação física ou médico ortopedista para receber a orientação correta do modelo ideal a ser usado”, afirma Luiz Munhoz, diretor da Authentic Feet, loja especializada em calçados esportivos. Para lhe ajudar a fazer a escolha certa, Pense Leve traz as melhores indicações para cada modalidade.

Caminhada| Esse exercício não necessita de muito amortecimento, então um modelo sem molas pode funcionar. Além disso, é interessante apostar em opções leves, pois elas permitem que a pisada seja mais flexível, o que torna a caminhada mais confortável.

Corrida| Diferentemente dos modelos para caminhada, os de corrida exigem um ótimo amortecimento, por conta do impacto. Opte por aqueles que contam com molas e solado reforçado. Caso o calçado seja para corridas de obstáculos, o melhor é investir em modelos com solado de borracha, pois oferecem maior aderência e firmeza.

Ao ar livre| Quem pratica esportes ao ar livre, como trilha, deve se atentar a impermeabilidade do calçado e apostar em opções de cano longo, pois protegem o tornozelo.

Academia| Para ir à academia o ideal é escolher opções que resfriem os pés, para reduzir a transpiração. Tênis que absorvem bem o impacto também são uma excelente opção. Os que possuem cano alto são benéficos, uma vez que ajudam a estabilizar o tornozelo e evitar torções.