Insônia? Exercícios afastam o problema

É importante melhorar a qualidade do sono
Woman Stretching in Her Bed. A Girl waking up in The Morning

Sabe aquela sensação de acordar cansada, como se não tivesse dormido? Então, ela é um dos sinais que indicam a má qualidade de sono. E o principal problema é que quando isso se torna frequente, a pessoa passa a sofrer de fadiga, cansaço e desanimo. Caso você faça parte do grupo de pessoas que não dorme adequadamente, uma boa opção é apostar em uma rotina que conte com a prática de atividades físicas.

“Geralmente, quem pratica exercícios tem um sono menos fragmentado e de qualidade, consegue relaxar e descansar melhor, sente-se disposto e se concentra com maior facilidade. Outros benefícios são, consequentemente, o emagrecimento e a qualidade de vida”, esclarece Juliana Mouffron Bittencurt, professora da Smart Fit, rede de academias da América Latina.

A especialista indica que os treinos sejam realizados nos primeiros momentos do dia, pois é quando a disposição é maior, graças aos altos níveis de endorfina – neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. Já à noite, essa substância é reduzida no organismo. “Se esse for o único momento que a pessoa tem para se exercitar, é preciso escolher atividades de menor intensidade para não causar o efeito contrário e até atrapalhar o sono”, recomenda Juliana. Confira os benefícios causados pela prática de atividades físicas, listados pela especialista.

– Aumenta a qualidade e o período de sono das pessoas com insônia;

– Libera hormônios que são benéficos contra depressão;

– Possibilita chances de emagrecimento;

– Proporciona uma sensação de prazer, em razão das substâncias liberadas em nosso organismo.