Mais força e flexibilidade na terceira idade

Conheça os benefícios do pilates para prevenir o declínio físico
mulher praticando pilates, atividade que ajuda a conquistar flexibilidade na terceira idade
Happy senior women doing physical exercise in sport gym

O envelhecimento é acompanhado do declínio da força, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, velocidade, potência, coordenação, massa muscular, densidade mineral óssea e outras variáveis físicas. Por isso, é muito importante começar a prática de esportes ainda na fase adulta e dar continuidade na terceira idade.

Mas vale lembrar também que nunca é tarde para iniciar uma atividade física e recuperar o tempo perdido. Inclusive, porque treinos como o de pilates podem ser muito eficientes para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

De acordo com Ana Gil, proprietária do Espaço Ana Gil e autora do livro Core & Training: Pilates, Plataforma Vibratória e Treinamento Funcional, do Rio de Janeiro (RJ), o pilates reduz dores e desconfortos, previne lesões musculares e articulares, evita incontinência urinária, auxilia no tratamento da osteoporose e melhora a resistência para atividades do dia a dia.

Sem falar, que aumenta a força, flexibilidade e estabilidade articular, além de melhorar a coordenação, agilidade e equilíbrio. “É praticamente um consenso entre os profissionais da área da saúde que um estilo de vida ativo é fator determinante para um envelhecimento com qualidade”, ressalta.