Modalidades indicadas para a melhora da circulação

08/08/2018 | Da Redação
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Além de favorecer o retorno venoso, a prática de exercícios previne doença vascular

mulher fazendo alongamento, um dos exercícios indicados para circulação

Sedentarismo, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, hereditariedade e obesidade: esses são alguns dos fatores que desencadeiam algum tipo de doença vascular, problema que acomete mais as mulheres, devido às alterações hormonais, o uso contínuo de anticoncepcionais, à gravidez e à utilização frequente de roupas e sapatos apertados, além de saltos muito altos.

Colocar o corpo em movimento é uma das estratégias para evitar o problema. “As atividades físicas fortalecem os músculos do coração e melhoram a capacidade de o sangue bombear o oxigênio para todo o organismo, com menor esforço”, afirma Élcio Pires Júnior, coordenador da cardiologia e cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, de Osasco (SP).

De acordo com o especialista, durante e após os exercícios, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis, o que previne o risco de doenças cardiovasculares como o infarto. Veja abaixo cinco exercícios que melhoram a circulação e o retorno venoso elencados pelo médico.

  1. Caminhada | Contribui para bombear o sangue, ajudando a ativar a circulação. Os movimentos que se exercem ao caminhar são excelentes para promover o fluxo sanguíneo e fortalecer os vasos. O ideal são 20 minutos diários em ritmo médio para rápido.
  1. Alongamento | É considerado um forte aliado da ativação circulatória. Uma dica é apostar em movimentos para esticar as pernas, afinal alongar e esticar aliviam dores e cansaços.
  1. Andar de bicicleta | Ativa os movimentos musculares e melhora a circulação sanguínea. Até a simulação de bicicleta, deitado no chão, produz o mesmo efeito, uma vez que o movimento favorece o retorno do sangue para o coração.
  1. Musculação | Força a passagem de sangue por meio dos vasos por um período curto seguido de um período de relaxamento. Recomenda-se que seja realizada sempre com os pesos indicados por um educador físico e com supervisão de um especialista.
  1. Atividades aquáticas | A natação e a hidroginástica dilatam e relaxam os vasos, o que facilita a circulação sanguínea e fortalece o coração, deixando os batimentos mais estáveis.