O treino ideal para queimar as calorias extras

Especialista mostra a intensidade ideal para alcançar bons resultados

Você é amante de doces? Não consegue ficar longe das sobremesas, balas e chocolates, mas também preocupa-se com a boa forma? Então, escolha os exercícios corretos para mandar embora as calorias extras adquiridas pelo consumo da guloseima.

De acordo com Vinícius Possebon, preparador físico, coach e criador do sistema de emagrecimento Queima de 48 Horas, ao optar por treinos de longa duração, os resultados demorarão a aparecer. “Para perder um quilo de gordura, é preciso ter um déficit de 7700 calorias no organismo, e exercícios como a caminhada na esteira, por exemplo, promovem um gasto de 500 calorias por hora”, destaca.

Para o especialista, mesmo que o consumo calórico seja menor que o gasto, a perda de peso irá demorar muito. “Por isso é importante encontrar uma forma de impulsionar o gasto calórico”, ensina.

Uma das soluções é o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT – High Intensity Interval Training), usado no Queima de 48 Horas. “Esta metodologia de treino promove o aumento do nível de intensidade da atividade, o que aciona mecanismos naturais que fazem com que o organismo utilize a gordura acumulada como fonte de energia por cerca de 48 horas após o treino”, explica.

E a melhor parte: a atividade não ultrapassa o período de 15 minutos diários. “O treinamento do Q48 altera o metabolismo de repouso de forma quantitativa e qualitativa, o que torna o processo de emagrecimento mais rápido e eficaz. Em média, os alunos têm perdido um quilo entre cinco e dez dias”, revela Possebon. Veja abaixo a intensidade de três movimentos do sistema online, que conta com um livro e um aplicativo, para execução dos exercícios.

Série | Realize os agachamentos com saltos por 20 segundos e descanse dez segundos. Em seguida, faça o burpee por 20 segundos e descanse dez segundos. Repita a série quatro vezes.

Como realizar | O material disponível no livro e no aplicativo do Q48 mostra passo a passo para a execução dos movimentos, mas, em geral, o agachamento com salto deve ser feito em pé, com os pés afastados na distância dos ombros. Flexione os joelhos (como se o corpo ficasse na posição para sentar) e levante com um pulo. Já o burpee possui três posições: fique em pé, em seguida flexione os joelhos encostando o bumbum nos pés e as mãos no chão. Para finalizar, levante o quadril (mantendo a mão no chão a frente do corpo) e leve os pés para traz, colocando o corpo na horizontal.