Primavera incentiva a prática de exercícios

Clima favorável e cores da estação incentivam as atividades ao ar livre

Durante a primavera, o clima começa a ficar mais quente e decidimos voltar a usar as roupas mais leves e curtas, mas muitas vezes elas já estão um pouco apertadas devido aos quilinhos extras adquiridos no inverno. A boa notícia é que com as atividades físicas corretas, somadas às temperaturas mais amenas, é possível superar os problemas do frio e ficar preparada para o verão.

Vinícius Possebon, educador físico e criador do programa Queima 48 horas, de São Paulo (SP), compara essa situação com necessidade de beber água. Quem tem sede, precisa beber. “É o que acontece inversamente com algumas pessoas que sonham com a queima de gordura: elas sonham, mas não se exercitam”. Para o profissional , ter iniciativa é essencial para a perda de peso, e nunca é tarde demais pra começar. É na primavera que a temperatura aumenta, as flores brotam e os dias ficam mais coloridos. Esses fatores naturais geram mais prazer ao praticar atividades físicas ao ar livre, estimulando as pessoas a aproveitarem o contato com a natureza, e desmistificando a ideia de que só é possível perder peso nos ambientes fechados das academias.

Possebon também ressalta que não é preciso fazer treinos de longa duração ou dietas de contagem calórica. “É possível melhorar o condicionamento físico e reduzir o excesso de peso apostando em treinos com duração de 5 minutos”. Para isso, vale investir em treinos de HIIT, sigla em inglês para Treinamento de Intervalado de Alta Intensidade, que combinam atividades como agachamentos, saltos e flexões, em sessões de 20 segundos, por exemplo.

“Reunimos movimentos que fazem com que o organismo acione mecanismos naturais que utilizam a gordura acumulada como fonte de energia por até 48 horas depois do treino”. Enquanto alguns treinos mais convencionais demoram algumas horas, há séries de 5 a 15 minutos que eficientes e promovem a queima calórica. “Dar o primeiro passo e ter disciplina com os treinos é importante para se perder peso. São cinco minutos do seu dia, que tem 24 horas, praticando exercícios que queimam calorias por 48 horas”, ressalta, considerando as práticas de seu programa.