Saiba tudo o que você precisa para começar a correr

Confira como se exercitar com tranquilidade e sem risco de lesões

Para praticar corrida ― e, consequentemente, abandonar o sedentarismo ―, basta ter um par de tênis e vontade de praticar atividades físicas. Porém, para que o exercício seja feito com tranquilidade, sem risco de lesões e, ainda, proporcione os benefícios esperados, alguns cuidados são importantíssimos.

De acordo com Carlos Eduardo Travassos, médico do Aché Laboratórios, entre eles estão: avaliação médica e física ― para conferir como anda o funcionamento do organismo ―, além da orientação de um educador físico, para garantir que os treinos sejam executados em um ritmo seguro e saudável. Abaixo, o especialista listou nove dicas certeiras para quem pretende iniciar no mundo da corrida sem imprevistos. Confira!

Avaliação médica | Faça um check-up completo. Isso é fundamental para evitar problemas de saúde e praticar o esporte com total segurança.

Motivação | Encontre um lugar inspirador e agradável, treine na companhia de amigos, selecione uma boa trilha sonora e estipule pequenas metas para serem alcançadas gradativamente.

Antes do treino | Coma antes de correr, em torno de duas horas antes do treino, para dar tempo de fazer a digestão. Também faça aquecimento e alongamento meia hora antes de iniciar o exercício.

Hidratação | Beba bastante água antes, durante e depois da corrida. Estar devidamente hidratado é fundamental para qualquer atividade física.

Vestuário | Use um tênis que não prejudique a pisada ou cause lesões (os que já foram usados, geralmente, não apresentam esses riscos). Vista roupas leves e confortáveis, que não limitem seus movimentos.

Dores | Faça compressas de gelo nos locais doloridos ou procure um especialista para a indicação de algum medicamento.

Ritmo | Respeite as condições de seu corpo. É importante não exagerar demais na velocidade e na distância para evitar lesões.

Frequência | Para criar resistência, comece com caminhadas, depois, passe para trotes (corridas leves, mas com passadas mais curtas) até, finalmente, iniciar corridas de curtas distâncias. As distâncias devem ser aumentadas gradativamente.

Postura | Procure manter o tronco ereto, olhando sempre para o horizonte. Mantenha os cotovelos flexionados em 90° e os ombros soltos. Prefira passos curtos e não toque o calcanhar no chão. A postura correta aumenta o desempenho e evita lesões.