Conheça as modalidades e cuidados para os treinos na gestação

Especialista pontua os benefícios da prática nesse período
mulher grávida com pesinhos nas mãos para ilustrar matéria sobre treinos na gestação
Pregnant woman working out with dumbbells in a gym

Não é mais segredo para ninguém: as atividades físicas estão liberadas durante todo o período de gestação, já que auxiliam a futura mamãe a controlar o peso e diminuir o inchaço dos pés e pernas e as dores nas costas, além de melhorar a respiração e pressão e tonificar a musculatura – principalmente dos quadris. “Se antes da gravidez a mulher não era acostumada a fazer exercícios, o ideal é começar com um treino leve para o corpo não estranhar. Mas se ela já era acostumada, recomendamos apenas que a redução da intensidade aos poucos, porém não por completo”, explica Frederico Kempler, professor de educação física e coordenador da academia Turner Prime, de Belo Horizonte (MG).

De acordo com o especialista, quando orientada por um profissional, os riscos de acontecer algum problema durante a atividade é mínimo. “Por ser um momento que requer atenção redobrada, todo o cuidado é pouco. Exercícios que levam à exaustão, aparelhos que necessitam de muito peso ou que faça a mulher ficar muito tempo em pé, devem ser evitados ou substituídos nos treinos por outros mais brandos”, diz.

Do ponto de vista médico, Talitha Melo, ginecologista e obstetra da Clínica Penchel, de Belo Horizonte (MG), informa que a atividade física tem vários benefícios no pré-natal, como a redução do risco de pré-eclâmpsia e controle do ganho de peso, evitando a obesidade gestacional. O exercício ainda atua na prevenção da diabetes gestacional, assim como contribui para o controle glicêmico em gestantes que já são diabéticas.

O fortalecimento muscular da região pélvica da grávida lhe garante maior autonomia durante o trabalho de parto

Desta forma, há melhora no índice de peso e vitalidade do recém-nascido. Ademais, o fortalecimento muscular da região pélvica da grávida lhe garante maior autonomia durante o trabalho de parto, ajudando na recuperação imediata após o nascimento do bebê e diminuindo o risco de depressão pós-parto.

“Eu oriento minhas gestantes a identificar qual atividade física faz com que ela se sinta mais confortável. Atividades aeróbicas como caminhadas e dança ou atividades de força como pilates e musculação são ótimas opções”, destaca. Mas vale lembrar que durante a gravidez ocorre um aumento da produção do hormônio relaxina, substância que deixa as articulações mais frouxas e pode aumentar o risco de lesões e torções. “Portanto o acompanhamento profissional é fundamental para evitar traumas”, conta a médica.

Ela ressalta que as únicas contraindicações da prática de atividade física são para gestantes com problemas cardíacos, sangramento vaginal, placenta baixa, trabalho de parto prematuro e hipertensão arterial não compensada. “A prática de exercícios promove inúmeros benefícios e deve ser sempre estimulada a fim de melhorar a qualidade de vida da mãe e do bebê”, finaliza.