Atividade física ajuda a prevenir doenças graves

Mexer o corpo proporciona melhor qualidade de vida

Muitas doenças podem ser prevenidas com um estilo de vida saudável e prática regular de atividades físicas. Segundo um artigo na revista científica internacional Cancer Epidemiology, no Brasil, cerca de 10 mil novos casos de câncer de todos os tipos poderiam ser evitados, por ano, se a população se exercitasse mais.

Além disso, exercícios também são importantes no controle do peso e da obesidade. A diabetes também pode ser evitada e controlada. “Uma caminhada já é importante, porém, quanto mais atividade física melhor. É fundamental procurar ajuda de um profissional para encontrar a atividade física ideal para cada um”, diz o nutrólogo J Bussade, de São Paulo (SP).

Mulheres
Estima-se que, no Brasil, 51% das mulheres não praticam qualquer atividade física. No entanto, algumas doenças que atingem principalmente a ala feminina também podem ser evitadas.

Um bom exemplo é a osteoporose, que acomete, principalmente, mulheres acima de 60 anos, mas que deve ser prevenida desde a infância.

“A osteoporose é uma doença infantil com consequências geriátricas. Dessa maneira, a prevenção em torno da doença deve ser iniciada ainda na infância. O primeiro tratamento deve ser a prevenção com a prática de atividades físicas e um estilo de vida saudável”, afirma o médico. Além disso, a TPM e cistos nos ovários também são evitados com exercícios regulares.