Cinco dicas para turbinar o treino de pernas

Elas garantem músculos torneados e resultados mais eficientes

Nas pernas estão um dos grupos musculares mais importantes do corpo e, por isso, é essencial trabalhar o seu fortalecimento. Para deixar os músculos dessa região torneados e obter um resultado mais eficiente, o professor Edelmans Gomes do Nascimento, da Smart Fit, em São Paulo (SP), dá algumas dicas.

Faça aquecimento antes de iniciar o treino| Para evitar lesões e obter um melhor desempenho, o músculo precisa entender que será ativado. Antes de começar a série de exercícios propostos, faça uma série com inicial com 50% da carga que costuma utilizar, entre 15 e 20 repetições.

Utilize a extensão máxima do seu músculo | Durante a execução dos exercícios, faça o movimento de forma ampla, aproveitando a máxima extensão que o seu corpo permitir. Isso fará com que a musculatura seja trabalhada por completo, contribuindo para uma tonificação mais eficiente.

Atenção à velocidade do movimento | Para um bom resultado em ganho de massa muscular, é importante que o movimento seja realizado lentamente. Assim, o músculo é mais exigido e rompe mais fibras musculares. O ideal é levar quatro segundos em cada fase do movimento, concêntrica (força) e excêntrica (trazer a carga para sua posição inicial).

Descanse entre as séries | A pausa é fundamental para que o corpo se recomponha e execute outra série sem muita dificuldade. O descanso pode ser entre 30 segundos e 2 minutos, dependendo do nível do treino.

Faça diferentes tipos de exercícios | As pernas têm mais de um músculo que deve ser ativado. Por isso, mescle diferentes exercícios, assim o fortalecimento e hipertrofia acontecerão de forma mais completa.