Colágeno beneficia esportistas 

O uso dessa substância pode começar aos 25 anos

Suplementos de colágeno são recomendados para praticantes de esportes e atletas a partir dos 25 anos de idade. A indicação é do nutricionista esportivo Diogo Círico, consultor da Growth Supplements, em Bombinhas (SC).

Segundo o especialista, a produção da proteína pelo organismo começa a diminuir antes dos 30 anos e pode levar ao enfraquecimento dos ossos, articulações e músculos, além da perda da firmeza da pele. “O colágeno é o principal componente do tecido conjuntivo. Pele, ossos, músculos, cartilagens, articulações, tendões, cabelos e unhas necessitam dele para firmeza e sustentação”, explica.

Melhor forma de consumir

O ideal é o colágeno hidrolisado. “Trata-se do suplemento mais recomendado, pois traz em sua composição dois aminoácidos essenciais que atuam na estabilidade e na regeneração das cartilagens”, afirma. Além disso, é a forma mais facilmente absorvida pelo organismo.

“E, embora não exista um consenso sobre a dosagem diária, a suplementação de 8 gramas por dia traz aumento da concentração de glicina e prolina no plasma. Além disso, doses equivalentes a 12 gramas por dia promovem melhora significativa nos sintomas de osteoartrite e osteoporose”, comenta o especialista. Um estudo mostrou que, após quatro semanas de suplementação, já é possível sentir os benefícios do produto

Colágeno no prato

O nutricionista lembra que, para melhores resultados da suplementação, o ideal é inserir na dieta alimentos ricos em colágeno. “As principais fontes são as proteínas animais. Prefira carnes magras e ovos. Associe a uma dieta rica em vitaminas do complexo B, C e E, além de zinco e ferro, pois estes nutrientes participam da síntese de colágeno endógeno”, sugere.