Como evitar a dor na lateral da barriga na corrida?

O incômodo acontece porque respiramos errado

Você tem dificuldade de treinar corrida porque sempre no meio do percurso começa a sentir aquela dor na lateral da barriga e não consegue continuar? Segundo a professora Maria Carolina Pimenta, da Smart Fit, em São Paulo (SP), esse incômodo pode ser evitado de forma simples.

O principal truque é respirar sempre pelo nariz durante a corrida, já que a dor acontece quando respiramos pela boca. “Isso gera má oxigenação do sangue no diafragma. Quando a corrida está intensa, o atleta não consegue suprir a quantidade de oxigênio que o diafragma necessita, ocorrendo a produção de ácido lático, que causa a dor lateral”, explica.

Aqueles que estão iniciando na atividade física ou são sedentários têm mais chances de sentirem a dor, pois uma atividade intensa demanda mais condicionamento aeróbico. Por isso, o treino diário, ou pelo menos três vezes na semana, também é um fator que ajuda a evitar esse incômodo.

O que fazer no momento da dor?

Carolina recomenda que parar a atividade, respirar profundamente pelo nariz, enchendo bem os pulmões, e soltar o ar profundamente pela boca. “Isso fará com que o fluxo sanguíneo volte ao normal e você poderá dar continuidade ao exercício. Repita várias vezes até a dor passar. E lembre-se, alimentar-se de maneira leve e saudável, principalmente antes do treino, vai permitir que o seu desempenho seja muito melhor na corrida”, finaliza.