Dez motivos para começar a treinar

Diminuir a incidência de doenças e melhorar a disposição são algumas delas

Se você ainda não criou coragem para começar a praticar atividade física, confira dez bons motivos, listados pelo professor Guilherme Leme, da Bio Ritmo, em São Paulo (SP).

1) Menos doenças cardíacas | Exercícios cardiovasculares melhoram a resistência do coração e colaboram para que ele fique melhor preparado para os esforços do dia a dia.

2) Menos colesterol | O exercício regular aumenta os níveis de HDL (bom colesterol) e reduz o LDL (mau colesterol).

3) Sono de qualidade | Pessoas que se exercitam de forma rotineira apresentam menos distúrbios de sono do que pessoas sedentárias.

4) Sensação de felicidade | O estímulo gerado pelo exercício físico libera no organismo substâncias químicas que promovem a sensação de prazer e realização. Por isso, treinar vai deixar os seus dias mais felizes e pode ser um poderoso remédio para prevenir a depressão.

5) Aumenta a expectativa de vida | Já existem fortes evidências que apontam um aumento na longevidade de pessoas que se exercitam regularmente, em comparação a pessoas sedentárias.

6) Melhora da postura | Pessoas que fazem exercício físico podem ter uma postura corporal mais alinhada, evitando dores nas costas e nas articulações.

7) Ajuda a prevenir o diabetes | Todo e qualquer exercício físico faz com que as células consumam açúcares para usar como fonte de energia e gerar contração muscular.

8) Promove emagrecimento | Exercitar-se é uma opção saudável e eficiente para quem quer reduzir a gordura corporal e ganhar massa muscular.

9) Melhora da capacidade muscular | Os exercícios com peso tornam os músculos mais fortes e resistentes para as atividades diárias, deixando o corpo menos suscetível a dores e lesões.

10) Melhora da disposição | Exercitar-se faz com que o organismo aumente sua taxa metabólica após os treinos. O resultado é mais energia e disposição para o dia a dia, reduzindo a sensação de fadiga e cansaço.