Exercícios para quem não tem tempo

Os movimentos podem ser feitos em casa

Chega de desculpas! Vilson Borges, coordenador da assessoria de corrida Hapvida +1K, em Fortaleza (CE), listou quatro movimentos que podem ser feitos em casa e que não exigem muito tempo. “Antes de iniciar esse tipo de treino, é importante consultar um profissional da área que avalie sua aptidão para realizar os exercícios e oriente na execução correta”, orienta.

1 | Pular corda

É importante não realizar saltos altos, pois isso pode machucar os joelhos e as costas, além de ser mais difícil manter uma frequência boa. Saltos curtos resultarão em uma velocidade ideal.

2 | Agachamento

Faça um agachamento completo até o chão ou sentando em uma cadeira. Os pés devem ficar na largura do quadril ou ligeiramente afastados em uma posição confortável. “O maior segredo desse exercício é iniciar o movimento projetando o quadril para trás como se estivesse sentando em uma cadeira”, diz.

3 | Burpee

Este exercício é uma combinação de algumas posições. Inicie em pé e, em seguida, deite na posição de um apoio de frente, voltando à posição de pé com um salto batendo uma palma acima da cabeça. Quanto mais rápido for executado, mais intenso se tornará o exercício. O segredo é manter um ritmo constante para conseguir executar todas as repetições na mesma velocidade.

4 | Pistol

Trata-se de um agachamento unilateral com uma das pernas em suspensão. Com os braços estendidos na horizontal, deve-se sentar na cadeira com uma das pernas.