Ioga para fazer no trabalho

Amenize o estresse e a ansiedade com algumas posturas e respirações simples

O método de ioga corporativo, desenvolvido pela Yogist, é para quem passa muitas horas em frente ao computador. A seguir, Armelle Champetier, diretora da Yogist no Brasil, dá algumas dicas de postura e respiração para ajudar a relaxar enquanto trabalha.

Sente-se direito | Firme a planta dos pés no chão, pés afastados na largura do quadril (pernas cruzadas causam um desequilíbrio no quadril). Os joelhos devem formar um ângulo de 90 graus –  para isso, regule a sua cadeira na altura certa. Rolando os glúteos para trás com a ajuda das mãos, sente-se em cima dos ísquios, aqueles ossinhos pontudos. Dessa forma, a coluna fica naturalmente mais reta. Contraia levemente o abdome, role os ombros para trás e para baixo, e finalmente alongue o pescoço para cima.

Respiração completa | Começou a sentir o nível de estresse subir? Precisa focar em alguma tarefa específica num ambiente barulhento? A respiração completa ajuda a relaxar e a se concentrar. Na postura sentada, coloque as mãos na barriga e comece a visualizar a sua respiração em 3 tempos: sempre pelo nariz, inspire sentindo o ar na barriga, depois no peito e, por fim, na garganta. Na exalação, siga os mesmos 3 passos, expulsando o ar pela barriga, pela caixa torácica e pela garganta. Faça pelo menos 5 ciclos, procurando sempre alongar a respiração, em particular a exalação.

Alívio do pescoço | O estresse também se manifesta em tensão em certas regiões do corpo, como o pescoço é uma dessas! Além disso, a musculatura da região é muito solicitada pela postura curvada em direção à tela do computador ou do celular. Sentado reto na cadeira, inspire. Na exalação, deixe a cabeça pender para o lado direito. Mantenha durante pelo menos 3 respirações, alongando suavemente a lateral esquerda do pescoço. Inspire e volte para o centro. Na exalação, repita para o outro lado. De volta para o centro, exale levando o queixo na direção do peito. Mantenha novamente por pelo menos 3 respirações, sentindo a nuca se soltar aos poucos. Volte com cuidado na inspiração.

Automassagem power nap | Depois de longas horas na sala de reunião, ou concentrada na tela do computador, a mente está cansada, os olhos ardem, e precisamos de um momento de descanso. A automassagem no rosto é uma forma de relaxar e descansar a cabeça em apenas alguns minutos. Esfregue uma palma da mão contra a outra durante 10 segundos. Feche os olhos e coloque suavemente as mãos sobre eles, sem tocar nas pálpebras. Descanse um minuto. Em seguida, massageie o rosto com a ponta dos dedos (sobrancelhas, testa, têmporas, maçãs do rosto, bochechas), junto com uma respiração profunda.

Postura da criança | Para o relaxamento completo do corpo, a prática do ioga corporativo propõe posturas de curvatura para frente, onde a cabeça fica abaixo do coração. Sentado na borda da cadeira com os joelhos bem afastados, inspire e alongue a coluna. Na exalação, incline o busto para frente e para baixo, deixando aos poucos a parte de cima do seu corpo relaxada entre as pernas, cabeça solta. Mantenha a postura por 5 respirações profundas, sentido o alongamento da lombar, o corpo relaxando e a mente se acalmando. Na hora de voltar, suba inspirando, devagar, desenrolando a coluna, deixando a cabeça por último. Antes de voltar ao seu trabalho, fique de olhos fechados um momento, observando o efeito dessa postura.