Musculação para perder peso

Especialista dá dicas

Muita gente acredita que os exercícios de hipertrofia são destinados apenas para quem deseja desenvolver os músculos ou ficar “rasgado”, delegando apenas para as atividades aeróbias a função da queima de gordura. Altino Andrade, profissional de Educação Física da rede de academias Just Fit, em São Paulo (SP), conta que a musculação também pode promover o emagrecimento saudável e eficiente, principalmente porque deixa o metabolismo acelerado, levando à queima de calorias mesmo após a prática da atividade.

Para alcançar esse resultado, o especialista lista os dez principais passos para emagrecer em pouco tempo usando a musculação:

1 | Periodize o treino. Isso garante que todos os músculos sejam trabalhados, recebendo estímulos variados. “Assim, você consegue promover maior gasto calórico, intercala exercícios e garante dinamismo ao treinamento, acabando com o mito de que musculação é tediosa”, destaca o especialista.

2 | Crie o hábito. Bateu preguiça? Vá para a academia assim mesmo. Seja forte! Com disciplina, o corpo começa a se acostumar e até a sentir falta do exercício.

3 | Cuide da dieta. É preciso aliar a musculação a uma dieta equilibrada para poder ter resultados satisfatórios. “E também para ajudar o corpo a queimar mais gordura e aumentar a massa muscular. Aí o efeito é proporcional: mais músculos demandam a queima de mais calorias a cada atividade, inclusive no pós-treino”, explica Andrade.

4 | Mantenha o core sempre contraído. Em todas as atividades que for fazer, é preciso manter atenção especial à postura e, principalmente, à contração abdominal, para ajudar a fortalecer ainda mais a musculatura dessa região.

5 | Hidrate-se. Não importa qual é a época do ano ou se o exercício não foi tão intenso. É preciso beber muita água o dia todo.

6 | Resista. Exercícios de hipertrofia costumam liberar mais ácido lático, levando ao cansaço. Além disso, com o treino, também acontecem microlesões nos músculos, que podem causar dor tardia. Resista! Nada de tomar analgésicos ou desistir da atividade.

7 | Complete as séries. Elas são montadas para que haja o trabalho de grandes e pequenos grupos musculares.

8 | Intensifique. Não adianta levantar os pesos como se estivesse entediado. “Concentre-se no exercício e lembre-se de que quanto mais intenso for o treino, mais calorias irão embora”, fala Altino.

9 | Agregue.  Há exercícios que podem ser feitos com a musculação, que não demandam aparelhos e são extremamente intensos, como o burpee. É cansativo e difícil, mas traz muitos resultados, sem precisar de anilhas, halteres, pesos ou outros equipamentos.

10 | Concentre-se. Desligue o celular, evite bater papo, foque no treino.