Quatro dicas para praticar corrida de rua

A intensidade e o ambiente certos potencializam os benefícios

As corridas de rua em grupo vêm ganhando cada vez mais força – e adeptos. Para ajudar os que já praticam e também quem quer começar, a profissional de educação física Camilla Luchetti, do grupo Corre CMG, de São Paulo (SP), reuniu quatro dicas preciosas:

Varie o ambiente da corrida | Além de superfícies planas e duras, como ao asfalto, explore ambientes não lineares, com obstáculos e mudanças de direção. Dessa maneira, promove-se o aumento de estímulos motores e o controle de movimentos, melhora da capacidade muscular, variação das amplitudes articulares e diminuição das forças do impacto.

Alterne a intensidade | A intensidade do esforço realizado na corrida é determinante para que aconteçam ajustes fisiológicos e estruturais. A escala a seguir serve como referência:

1 – Estado de quase repouso

2 – Caminhada leve

3 – Estado de aquecimento

4 – Esforço leve

5 – Esforço quase forte

6 – Esforço forte

7 – Esforço muito forte

8 – Esforço fortíssimo

9 e 10 – Estado de exaustão

A sugestão é que o treino seja levado dentro dos valores 5, 6 e 7. Faça pausas se preciso, retornando ao estado 4 antes de recomeçar.  Por exemplo, ao chegar no nível 7, realize um descanso ativo caminhando. Quando perceber que voltou para o estado 4, recomece.

“Escute” a sua corrida | Correr silenciosamente é fundamental quando se fala em atividade saudável. Saber correr sem a necessidade de bater os pés no chão, ou se largar ao chão em cada passada, é sinal de um bom controle motor. Treine saltos e saltitos silenciosos. Aos poucos, conseguirá transferir essa experiência para a corrida.

Vida saudável faz diferença | Atividade física é muito importante, mas não é nada sem uma boa alimentação e ótimas noites de sono. Ao longo da vida, existem ajustes biológicos acontecendo a todo momento, e para que eles aconteçam de forma positiva dependemos de atividade física e exercício em doses certas, assim como nutrição, sono e repouso adequados.