Step, um acessório versátil

O equipamento pode ser usado para exercícios variados

O step é um equipamento versátil, que oferece muitas possibilidades de treino – ele pode ser aproveitado para melhorar as capacidades cardiovascular e neuromuscular, pliometrias e fortalecimento do core. Márcia Pedroso, professora da Bio Ritmo, em São Paulo (SP), sugere abaixo algumas opções de exercícios que têm o step como protagonista.

1) Exercícios aeróbios ou pliométricos

– Movimentos de transferências laterais ou frontais;

– Saltos no step.

2) Exercícios neuromusculares

– Flexões de braço com apoio de mãos no step. No aparelho, a amplitude é maior do que no chão. “Isso permite mais contração muscular. Apoiar o joelho no chão facilita a execução do movimento”, explica a profissional;

– Tríceps banco: de costas para o step, com as mãos apoiadas nele e pés no chão à frente, fazer o movimento de sentar e levantar;

– Pisar com o pé direito no step e o esquerdo no chão e executar o afundo. Depois, alternar;

– Agachamento unilateral, pisando com apenas um pé no step;

– Deitar no chão com os pés em cima do step e elevar o glúteo (elevação pélvica). De acordo com a professora, o acessório auxilia o posicionamento do corpo e também aumenta a amplitude do exercício;

– Em pé, pisar na ponta do step e fazer movimentos de elevação dos calcanhares.

3) Abdominais

– Prancha. Se for iniciante, fazer com os cotovelos no step e os pés no chão. Se não, uma variação que dificulta o exercício é os cotovelos no chão e os pés no step.

– Se for um step inclinável, é possível deitar sobre ele com a cabeça na parte mais alta, elevar as pernas e fazer abdominais infras completos (elevar e abaixar as pernas simultaneamente).