Treinar três vezes por semana dá resultado?

O segredo é a intensidade e não a quantidade

Com a correria do dia a dia, treinar todos os dias é uma tarefa desafiadora. Mas saiba que se exercitar apenas três vezes por semana já é o suficiente para você cuidar da sua saúde. De acordo com a professora Jessica Monteiro, da Bio Ritmo, em São Paulo (SP), o que determina a eficácia do seu treino não é a quantidade, mas sim a intensidade, seja em treino de hipertrofia ou emagrecimento.

“A intensidade não está relacionada apenas à carga dos exercícios, mas também à execução correta dos movimentos, ao número de séries, repetições e intervalo”, comenta a educadora física.

Como treinar?

Para quem treinar três vezes por semana, é recomendado intercalar os dias, aproveitando as pausas para a recuperação. Para quem quer emagrecer, a sugestão é realizar um treino de musculação ou funcional mais exercícios aeróbicos. Dessa forma, a frequência cardíaca estará mais elevada, aumentando o gasto calórico. “Já para hipertrofia, recomendo ter três tipos de treino, um para cada dia, mudando o padrão mecânico dos movimentos, a fim de garantir estímulos diferentes ao longo da semana”, finaliza.