Treino a mil!

Menos tempo, mais eficiência – saiba como obter o máximo

Você faz um treino longo de musculação e, mesmo assim, não consegue obter resultados satisfatórios e com rapidez? Segundo Thiago Moreira, professor da Smart Fit, a eficiência não está relacionada à duração, mas sim à maneira como o treino é realizado.

“Dar preferência para exercícios que utilizam mais de um grupamento muscular, por exemplo, é um ótimo método para diminuir o tempo do treino”, explica. O agachamento é um deles – eficiente tanto para a parte anterior das coxas quanto para os glúteos. Outro exercício com essa característica é o supino, que trabalha, além dos peitorais, os músculos dos ombros e do tríceps.

Sem descanso
Diminuir o tempo de intervalo entre as séries de exercícios também ajuda. “Fazer pausas de 30 segundos a 1 minuto, no máximo, torna o treino mais intenso e o tempo na musculação mais curto”, comenta Moreira.

Existe também a estratégia de séries combinadas, ou seja, realizar uma série de exercício para membros superiores e, sem descanso, uma série para membros inferiores, por exemplo. O importante é mesclar movimentos que trabalhem músculos diferentes. “Esse formato contribui ainda para a perda de gordura, já que aumenta a frequência cardíaca e acelera o metabolismo”, ressalta o profissional.

Foco é tudo
Por fim, procure aumentar a frequência semanal da musculação. Assim você poderá dividir o treino em pequenas partes, otimizando o ganho de massa muscular. O professor da Smart Fit também considera essencial manter o foco durante todo o tempo que estiver treinando. “Evite se distrair. Ter atenção nos movimentos que está executando vai contribuir muito para que o treino não fique tão longo e para que o exercício seja feito corretamente”, finaliza.