Você sabe quais são os benefícios da ioga?

Maior equilíbrio emocional e melhora na qualidade do sono são alguns

A modalidade tem conquistado cada vez mais adeptos. A seguir, a professora Joyce Berndt, co-fundadora do movimento Mais Yoga Por Favor, do Rio de Janeiro (RJ), enumera os principais benefícios.

1) Equilíbrio emocional | Para quem sofre de ansiedade ou depressão é uma ótima alternativa complementar ao tratamento, pois há melhora na disposição e maior objetividade na execução das tarefas diárias. Na prática, ainda há exercícios respiratórios chamados pranayamas, que são ferramentas de expansão, direcionamento e intensificação do fluxo da energia no corpo, além de ajudar na limpeza de canais de energia, fortalecendo a conexão com a sua energia vital.

2) Qualidade do sono | Algumas posturas e exercícios respiratórios antes de dormir podem ajudar a relaxar no fim do dia. Basta reservar cerca de 30 minutos do dia para realizar uma série de posturas reconfortantes, que auxiliam a ter um sono de melhor qualidade.

3) Ajuda no emagrecimento | Em relação à perda de peso, como a prática auxilia no tratamento da ansiedade, pode haver melhora na quantidade e qualidade nutricional. O aluno aprende como lidar melhor com as frustações e com os obstáculos cotidianos, e sem descontar na comida. Além disso, as posturas desta técnica milenar, conhecidas como ásanas, estimulam também a glândula tireoide, responsável pela produção de hormônios que regulam o funcionamento do metabolismo do corpo.

4) Bom funcionamento do organismo | A prática diminui os níveis de colesterol, melhora problemas respiratórios e ajuda no controle da pressão arterial. Pode fortalecer os músculos ao mesmo tendo que aumenta a amplitude de movimento do corpo físico. Por meio das posturas, órgãos internos e glândulas endócrinas também são trabalhadas, o que proporciona benefícios para saúde e resistência imunológica em geral.