Atividades que melhoram a qualidade de vida de idosos

Fazer artesanato, alongamentos e contar histórias beneficiam a terceira idade

A falta de atividades recreativas na terceira idade pode ser um fator de risco para a depressão. Veja alguns exemplos de hobbies para os idosos, indicados por Nancy Ferreira, gestora de educação da rede de ensino profissionalizante CEBRAC, de Londrina (PR).

Pintura e artesanato | Estudos revelam que o desenho e a pintura estimulam funções motoras finas, além de ajudarem a equilibrar as emoções e a soltar a imaginação. Ver o trabalho finalizado tem também um impacto psicológico positivo sobre o idoso, que se sente valorizado, capaz de criar e produzir.

Contar histórias | Ao relembrar do próprio passado, o idoso trabalha a memória e também se sente valorizado. Além disso, tem a oportunidade de externar emoções que podem ter sido guardadas ao longo dos anos – ainda mais se contar com a ajuda de um bom ouvinte.

Jardinagem | É comum que as pessoas percam o contato com a natureza ao longo dos anos. A jardinagem pode resgatar essa convivência. Ao ver a semente brotar, ao regar a planta e colocá-la ao sol, o idoso se sente responsável por algo, capaz de cuidar. Cultivar ervas, como chás e temperos, são boas opções, pois são fáceis de cuidar e podem ser utilizadas para outras finalidades.

Alongamento e exercícios de mobilidade | Estímulos motores são indicados para impedir o agravamento de alguma condição física ou a redução da mobilidade. Exercícios simples, como esticar o braço e mover o pescoço para os lados podem ser realizados, desde que se respeite o limite do idoso. Caminhadas também oferecem benefícios físicos e mentais.

Jogos | Jogo da memória, dominó, cartas e outras atividades envolvendo raciocínio lógico e estratégias simples são benéficos. Jogos de madeira com peças grandes, de encaixe, por exemplo, também podem ser boas opções. É preciso apenas adequar o material utilizado à condição motora do idoso. Alguns podem, inclusive, gostar de jogar em tablets ou celulares, se já tiverem familiaridade com os equipamentos.