Exercícios físicos ajudam a envelhecer com saúde

Combinação de atividades garantem vida mais longa e de qualidade

A população brasileira está vivendo cada vez mais e isso é uma ótima notícia. No entanto, é preciso envelhecer bem e com saúde. Para isso, praticar exercícios físicos é essencial. “Infelizmente, o percentual de pessoas idosas ativas é pequeno e perfaz um total de 22% dos indivíduos acima de 65 anos e somente 11% acima de 85 anos”, explica a cardiologista e médica do esporte Chiara Brandão, de São Paulo (SP).

Combinação de exercícios

De acordo com a médica, envelhecer com saúde significa preservar a capacidade de realizar suas funções, com um bom desempenho músculo-esquelético e cardiovascular. Estudos já apontaram que esses fatores estão intimamente ligados ao estilo de vida, que inclui boa alimentação e atividade física.

“Um programa de treinamento para idosos deve contemplar os vários aspectos a serem melhorados em sua capacidade funcional, incluindo uma combinação de exercícios aeróbios, alongamento, musculação e equilíbrio”, diz Chiara. “A participação do idoso em atividades físicas e no exercício tem um papel importantíssimo na prevenção do progresso de doenças e no prolongamento dos anos de vida” conclui a médica.