Pilates fortalece o corpo na terceira idade

Instrutora indica quatro exercícios básicos para dar força e equilíbrio

Atualmente, a prática de atividades físicas não tem apenas fins estéticos, e boa parcela das pessoas que estão na terceira idade lançam mão de alternativas para manter a saúde e o bem-estar em dia. O Pilates está entre as modalidades mais procuradas. A instrutora Marcela Contursi, do Metalife Studio, em Santos (SP), preparou um treino voltado para a terceira idade, com quatro exercícios básicos. Confira:

Mermaid
Tem como objetivo o fortalecimento dos músculos oblíquos, além do quadrado lombar e peitorais. Atua na mobilidade da coluna, aumentando a amplitude e a mobilidade articulares.

Going up and front
Tem como objetivo a estabilização da cintura pélvica, manutenção da contração dos músculos abdominais profundos e assoalho pélvico. Trabalha os músculos estabilizadores do tronco e os do quadril. Ainda fortalece o quadríceps femoral e o glúteo. Além disso, faz com que o praticante desenvolva controle do movimento e equilíbrio, além de alinhamento corporal.

Tríceps front
Fortalece músculos da perna, o tríceps braquial (na parte lateral do braço), e o peitoral, entre outros.  Também trabalha muito a estabilidade na região das escápulas (ossos nas costas popularmente conhecidos como asas).

Swan front
Trabalha os músculos paravertebrais, romboide maior (nas costas), abdome e glúteo, além de promover estabilização escapular.