Prepare-se financeiramente para a terceira idade

Fazer reservas para uma vida longa e feliz requer planejamento de carreira e da vida

Para viver a melhor idade com tranquilidade, é importante pensar desde agora que devemos guardar dinheiro. Se você quer uma velhice estável, não se pode começar a guardar dinheiro aos 60 anos. O problema é que grande parte da população não tem um bom planejamento financeiro e, assim, não sobra nada no fim do mês. Por isso, é importante rever seus gastos desde agora.

A seguir, o professor e gestor de finanças Hélio Soares, de São José dos Campos (SP), dá algumas dicas que podem ajudar você a se planejar melhor.

1) Faça uma previdência privada. | Com a situação atual do país, já sabemos que não podemos contar com uma aposentadoria do governo. Você não vai se aposentar com o salário que ganha. A tendência é receber um valor menor. Por isso, se prepare para uma vida mais simples, com menos gastos e mais investimento.

2) Faça um curso de Trader. | Ele ajudará a fazer os melhores investimentos nas bolsas de valores, e assim já fazer seu “pé de meia”.

3) Cuide da sua saúde. | Se você quer qualidade de vida, é importante primeiramente cuidar da sua saúde. Modere na alimentação, faça exercícios físicos – uma caminhada no parque já traz muitos benefícios.

4) Faça um plano de saúde. | Agora, ele pode não fazer falta, porém na melhor idade será essencial. Mesmo estando com a saúde em dia, é importante ter um plano de saúde para poder fazer os exames rotineiros. Lembre-se: viver com qualidade é não é viver gastando tudo o que ganha, e sim ter planejamento!