Três pilares para uma terceira idade saudável

Cuidado com a saúde, boa alimentação e prática de exercícios físicos afastam a chances de muitas doenças

A terceira idade é a fase da vida em que se pode aproveitar a maturidade com tranquilidade. Para que isso seja possível, existem três pilares que ajudam a curtir essa etapa da melhor maneira: nutrição, cuidado com a saúde e exercício físico. Confira a importância de cada um deles.

1) Cuidado com a saúde | Falhas de memória e o enfraquecimento do corpo se tornam mais comuns. Isso pode levar a erros na hora de tomar medicamentos e a quedas, que podem causar fraturas – um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que 28 a 35% das pessoas com mais de 65 anos sofrem de duas a quatro quedas por ano. Para quem tem mais de 70 anos, o número de quedas fica entre cinco e sete por ano. Para evitar que isso aconteça, tapetes, fios e outros obstáculos devem ser removidos para que haja livre circulação.

2) Exercícios físicos | Exercitar o corpo é fundamental em todas as idades. Mas, em uma fase mais avançada da vida, este é um hábito que se torna ainda mais importante. O foco deve estar em exercícios que melhoram a parte aeróbica, o equilíbrio e a flexibilidade. Para quem não pode fazer exercícios que exijam muito, ioga na cadeira, alongamentos e caminhada são boas opções. Atividades físicas trazem benefícios aos ossos, ajudam a controlar a pressão, colesterol e diabetes, além de melhorar a qualidade do sono e a autoestima.

3) Nutrição | Alimentos lácteos têm alto teor de proteína e ajudam na prevenção da sarcopenia (diminuição da força física, massa muscular e performance), além de serem fontes de magnésio, fósforo e cálcio. Verduras, legumes, frutas e sucos naturais também são importantes. “Vale lembrar que, antes de adotar qualquer dieta, é sempre necessário consultar um nutricionista. Dessa maneira será possível definir os nutrientes mais adequados às necessidades de cada pessoa”, explica a nutricionista Thaysa M Cezar, de São Paulo (SP).