Alimentos ajudam a manter o ritmo do intestino em dia

Além das fibras, os probióticos também são grandes aliados

Ao falar de alimentos benéficos à saúde intestinal logo pensamos nos itens ricos em fibras, certo? E não é para menos, afinal, as solúveis melhoram a digestão de açúcares e gorduras, regularizam o trânsito intestinal e protegem a mucosa do estômago, enquanto as insolúveis aumentam o bolo fecal. No entanto, essa não é a única substância que contribui com a saúde do intestino. Confira abaixo cinco alimentos aliados da digestão listados por Alyne Santim, nutricionista da Clínica Liliane Opperman, de São Paulo (SP).

Iogurte branco | É um grande aliado da saúde intestinal, pois é rico em probióticos – bactérias que contribuem com o bem-estar e funcionamento intestinal.

Castanhas | “Ajudam a lubrificar o intestino grosso e melhoram o transito intestinal”, afirma a nutricionista.

Abacate | “Rico em compostos bioativos, ajuda na modulação intestinal”, comenta. Essa fruta é uma grande aliada de quem sobre com prisão de ventre, pois possui gorduras monoinsaturadas que lubrificam as fezes. Mas é importante consumir com cautela, pois possui alto valor calórico.

Óleo de coco | De acordo com Alyne, além de ser antifúngico, ele auxilia na modulação intestinal. Isso porque ele protege o intestino de substâncias nocivas e ainda contribui com a flora intestinal.

Água de coco | Para que as fibras possam contribuir com a saúde intestinal, é preciso que elas sejam associadas ao consumo de líquidos. Além da água mineral, outra ótima opção é a água de coco. “Ricas em minerais, ajuda a hidratar o intestino e melhorar seu funcionamento”, finaliza.