Alimentos que previnem o câncer

Alho, chá verde e frutas vermelhas fazem parte desses aliados da saúde

Não é novidade que a alimentação ajuda a manter o funcionamento do corpo e a imunidade em dia. Mas, você sabia que ela pode prevenir uma série de doenças, inclusive o câncer? Veja alguns alimentos que ajudam a prevenir esse grupo de doenças, listados por Paula Pratti, nutricionista oncológica e ortomolecular do Centro de Excelência Oncológica, do Rio de Janeiro (RJ).

“Todos os alimentos mencionados abaixo devem ser personalizados para cada tipo de paciente. Caso já tenha o diagnóstico da doença, deve-se levar em consideração o tipo de tumor e tratamento realizado, para que o alimento seja realmente indicado e se encaixe adequadamente ao perfil”, ressalta.

Açafrão | Possui uma substância chamada curcumina, que tem alto potencial anti-inflamatório e antitumoral. Ela pode corrigir alterações no metabolismo celular, que desencadeia o surgimento de diversos tipos de câncer.

Chá verde | Apresenta potentes antioxidantes que combatem a formação dos radicais livres, e, consequentemente, auxiliam na detoxificação do organismo. Estudos indicam a ingestão de três a quatro xícaras por dia.

Crucíferas (brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, repolho) | Esses alimentos possuem uma substância chamada indol-3-carbinol, que ajuda a regular os níveis de estrogênio no sangue. Muitas pesquisas têm relacionado o consumo regular de crucíferas com um menor risco de câncer de colo do útero, pulmão e mama.

Frutas roxas e vermelhas | São ricas em resveratrol, um potente antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e tem sido muito estudado na prevenção do câncer de cólon.

Alho cru | Além de ter ação anti-inflamatória, antibiótica e hipotensora, esse alimento também é uma arma potente contra câncer. Isso porque é rico em alicina, substância com alto poder antioxidante que previne danos às células e ao DNA, diminuindo o risco de tumores.

Oleaginosas (castanhas e sementes) | Possuem um fitosterol que contribui como combate da célula cancerígena.

Vitamina D | Manter os níveis dessa substância em dia ajuda a inibir a proliferação celular e ainda contribui com a quimioprevenção do câncer de mama. Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como atum e ovos. No entanto, também é necessária uma pequena exposição solar para promover a sua formação.