Cinco dicas para incluir a soja no cardápio

Versátil, o alimento pode ser consumido em grãos cozidos, como bebida ou pasta
Soy beans in a Bowl

Além de ser considerado o único alimento de origem vegetal com proteína completa, a soja também é versátil, contém fibras que ajudam a regular o intestino e contribui para a saúde do coração. Esse último benefício, inclusive, tem consumo recomendado pela Anvisa: 25 gramas do alimento por dia é o suficiente para lutar contra o colesterol.

“A soja é um ingrediente coringa, que pode ser incluído de diversas formas na alimentação, como saladas, sopas, cozidos, patês, bebidas à base de soja, shakes, vitaminas e bolos”, explica Natália dos Santos, a chef da Unilever. Confira abaixo cinco dicas para incluir o grão no cardápio, listadas pela especialista.

1.Os grãos cozidos podem fazer parte de uma deliciosa salada fria. Basta cozinhá-los em água, escorrer e resfriá-los;

2.O grão da soja cozido combina com lascas de bacalhau, vinagrete com tomate, cebola e cheiro-verde, e com brócolis cozido no vapor;

3.Vitaminas e sobremesas também podem ser preparadas com a bebida à base de soja. Com a chegada do calor, bata as bebidas com frutas congeladas, e obterá deliciosos shakes. Uma grande vantagem é que bebidas à base de soja não possuem lactose, nem proteína do leite, ideal para quem é alérgico a este tipo de proteína ou intolerante à lactose;

4.Os grãos também podem substituir o feijão no dia a dia. Para isso, basta fazer o mesmo processo de cozimento. Uma boa dica é servir acompanhando um arroz integral;

5.Para transformar os grãos de soja em um delicioso patê, basta processá-los no liquidificador com iogurte e temperar como desejar.