Conheça as frutas que evitam e tratam infecção urinária

07/09/2017 | Da Redação
NutriçãoNutrição Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Elas são antioxidantes e combatem as bactérias

mulher infecção urinária

Quantos de copos de água você bebe por dia? Nenhum? Poucos? Saiba que a baixa ingestão do líquido está diretamente relacionada a casos de infecção urinária. “A falta de água provoca a acidificação da urina, gerando problemas como cistite e infecção”, afirma Alex Meller, urologista da Clínica Unix, de São Paulo (SP).

De acordo com o especialista, algumas frutas podem auxiliar na prevenção e tratamento desta inflamação da bexiga. “As frutas ajudam muito, mas vale lembrar que nada substitui o consumo de água, já que urinar de três em três horas é fundamental no tratamento tanto da cistite, como da infecção urinária”, ressalta. Confira abaixo uma lista de frutas indicada pelo médico.

Abacaxi | Tem ação anti-inflamatória, combatendo assim a infecção urinária.

Uvas vermelhas | São diuréticas e reduzem a inflamação, por serem ricas em antioxidantes.

Mirtilos | Quando o assunto é infecção urinária, sem dúvidas os mirtilos são as frutas mais úteis. Elas podem variam nas cores azul, vermelho e roxo. “Os mirtilos evitam que algumas bactérias apareçam no trato urinário, impedindo assim a inflamação e a queimação ao urinar”, explica Meller.

Mamão | Rico em vitamina C e antioxidantes, o mamão é uma das melhores frutas para se combater bactérias e ajudar na limpeza da bexiga.

Laranja e limões | Não é novidade para ninguém que a laranja e o limão são ótimas frutas para fortalecer o organismo contra bactérias. As duas são cítricas e ricas em antioxidantes.

Evite | Vale lembrar que exagerar no café e no refrigerante, deixando de ingerir quantidade suficiente de água ao dia são causas para seu desenvolvimento. “O café e o refrigerante, quando tomados frequentemente, liberam grande quantidade de substâncias ácidas na urina, gerando irritação na bexiga”, explica Meller.