Dê cor à salada!

13/09/2018 | Da Redação
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Um cardápio variado e rico em alimentos coloridos garante mais nutrição e sabor

Elas são amigas da dieta, contribuem para prevenção de doenças, são pobres em calorias, ricas em nutrientes essenciais para o corpo e, ainda ― dependendo dos ingredientes ―, podem substituir uma refeição. É claro que estamos falando das saladas! Coloridas com frutas, folhas, verduras e legumes, esse prato inclui todos os grupos alimentares: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras e, por isso, é um grande aliado na prevenção de doenças, como osteoporose, cardiovasculares e diabetes.

“É possível deixar a salada mais atrativa e gostosa, sem perder os nutrientes que o alimento oferece. Molhos diferenciados, carnes brancas, peixes, castanhas e frutas são uma ótima opção. São ingredientes que, além de saudáveis, garantem versatilidade à preparação”, afirma Cinthia Julião, nutricionista da rede de fast-food saudável Mixirica. Confira os benefícios de alguns itens do cardápio que não podem faltar na sua salada.

Alimentos brancos: além de ser boas fontes de vitaminas do complexo B, flavonoides, cálcio, potássio e fósforo, os alimentos brancos possuem alicina, uma substância que auxilia na redução do colesterol, e um pigmento denominado flavina, que atua na formação e manutenção dos dentes e na elasticidade dos músculos. São eles: alho, cebola, nabo e endívia.

 Alimentos roxos: ricos em ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce e diminui os riscos de células cancerígenas, o repolho roxo, a uva, a beterraba e a berinjela também possuem resveratrol e antocianinas, que combatem os radicais livres e previnem doenças do coração e câncer.

Alimentos vermelhos: possuem antocianina, um flavonoide com ação imunoestimulante, que ajuda no sistema circulatório, e licopeno, um antioxidante que auxilia na prevenção da osteoporose e retarda o envelhecimento das células, agindo contra os danos causados pelos raios ultravioletas. Invista no tomate, pimentão, morango e maçã.

Alimentos verdes: são ricos em ácido fólico, essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central. É importante para as gestantes, pois auxilia na boa formação do tubo neural do bebê. Possuem, ainda, luteína, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo e clorofila ― pigmento responsável por sua coloração. Aposte na alface, rúcula, ervilha e espinafre.

Alimentos amarelos: auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico, da visão e do coração. Além disso, são ótimos para a pele e as mucosas e ricos em betacaroteno e vitamina C. Não deixe de incluir mangas, batatas e mandioquinha.