Dez alimentos que combatem o estresse e a ansiedade

Conheça as propriedades e indicação de consumo de cada um da lista
brócolis, uma dos alimentos que combatem o estresse e ansiedade

Além dos sintomas, o estresse a ansiedade causam impactos diretos na vida pessoal das pessoas. De acordo com Aline Quissak, nutricionista especializada nas áreas de oncologia, síndrome Metabólica, psicologia da nutrição e nutrição esportiva, a má alimentação é um grande agravante do estresse e da ansiedade.

“Com a rotina agitada, a maioria das pessoas opta pela praticidade e não pela qualidade do que está ingerindo. A alimentação interfere diretamente na rotina, não só na produtividade e disposição para o dia, como pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade”, explica.

Para ela, existem alguns alimentos que, quando consumidos da maneira correta, auxiliam no combate ao estresse e a ansiedade. Veja quais são eles abaixo.

  1. Açafrão da Terra (cúrcuma) | É fonte de curcumina, ferro, manganês, potássio e vitamina B6. É um anti-inflamatório natural poderoso, o que ajuda a driblar o estresse. A curcumina, que é o composto ativo da cúrcuma, tem difícil absorção no corpo humano, mas se adicionada à pimenta do reino preta é possível aumentar em até 80 vezes a sua absorção. A dica é consumir uma colher (sopa) por dia, distribuída nas refeições, sempre combinada com 1/3 de colher (sopa) de pimenta do reino.
  1. Brócolis | É fonte de cálcio, vitamina K, potássio, vitamina C, sulfurafano (antioxidante) e Indol 3 Carbinol. É um belo representante da família dos glicosinolatos, compostos para prevenção do câncer de intestino, de próstata e de mama, além de controlar o estresse, uma vez que auxilia na regulação da pressão sanguínea (pessoas com nível alto de estresse sempre tem a pressão alterada). Vale ressaltar suas propriedades anti-inflamatórias que ajudam no relaxamento dos músculos do coração. A sugestão é consumir uma xícara (chá) de brócolis cozido no vapor três vezes na semana.
  1. Salmão | É fonte de ômega 3, vitamina D, vitamina B12, ferro, cálcio e selênio. Devido a união e sinergia do ômega 3, vitamina D e selênio, o salmão promove uma diminuição do estresse, já que esses compostos são importantes para a produção de hormônios anti-inflamatórios e desintoxicação, auxiliando na eliminação de toxinas e na desinflamação do organismo. A união entre o ômega 3 e a vitamina B12 produz uma camada protetora no cérebro, permitindo uma diminuição da irritabilidade. O consumo de 150 gramas de filé assado ou grelhado pelo menos uma vez na semana já oferece benefícios.
  1. Semente de abóbora | Possui triptofano, magnésio, proteínas, ômega 3, zinco e ferro. Além dos fito-esteróis. O triptofano auxilia na diminuição da ansiedade e na modulação do sono, promovendo um relaxamento. Já o magnésio potencializa o relaxamento, além de atuar nas enzimas do corpo, contribuindo para gerar a sensação de tranquilidade. Por também conter ferro e proteínas, as sementes aumentam a disposição e a energia para o dia a dia. Duas colheres (sopa) por dia – torrada e sem casca.
  1. Ovo Inteiro | Tem vitamina B6, B12, E, zinco, cobre e ferro. É rico em enxofre e vitaminas do complexo B, que são esgotadas no nosso corpo durante os momentos de estresse e ansiedade. Além de contar com proteínas responsáveis para diminuir a compulsão por doces, a ansiedade e a vontade exagerada de petiscar. O ovo é um alimento rico em 95% dos nutrientes da necessidade do ser humano. A sugestão de consumo é duas unidades por dia.
  1. Coco seco | Contém TCM (gordura do bem), vitamina A, vitamina E e vitaminas do complexo B. Além de Potássio e magnésio. O TCM, uma das gorduras do coco, é responsável por diminuir a ansiedade por meio do controle hormonal. O potássio e o magnésio fazem a comunicação entre os neurônios responsáveis pelo pensamento e os neurônios motores, responsáveis pelos movimentos. Dessa forma melhoram a agilidade nas atividades, diminuindo a fadiga e o cansaço crônicos. O consumo de 20g de coco seco antes de dormir é a recomendação.
  1. Chocolate 70% cacau | É fonte de magnésio, cafeína, ferro e flavonoides do cacau (antioxidantes). Os flavonoides são importantes para a proteção da saúde do coração e a prevenção de câncer neurológico, mama e leucemia. O cacau pode contribuir para diminuir o hormônio do estresse (cortisol). Além disso, ele aumenta a rapidez de comunicação dos neurônios, permitindo mais foco e concentração, sintomas que são diminuídos nas pessoas com estresse e ansiedade. Consuma 10 gramas por dia.
  1. Abacate | Possui vitaminas E, A, B1, B2, glutationa (antioxidante), ferro, magnésio, ácido oleico, linoleico e palmítico. A gordura do abacate é uma gordura do bem, junto com seu poder antioxidante é responsável por promover a saúde do coração. Isso é importante, pois o estresse em alto grau prejudica a funcionalidade do coração e do sistema cardiovascular, promovendo uma falta de regulação nos batimentos. Além disso, o abacate diminui a produção de cortisol. Três colheres (sopa) rasas antes de dormir oferecem benefícios.
  1. Iogurte Natural | Contém triptofano, cromo, probióticos (bactérias do bem) e fósforo. O triptofano é o ingrediente para formar o hormônio do prazer e bem-estar. O cromo diminui a vontade de comer doces, muito presente em pessoas estressadas e ansiosas. O fósforo auxilia na produção de energia pelas células, aumentando a disposição e diminuindo o cansaço. Os pró-bióticos são bactérias do bem que ajudam o intestino a absorver melhor os nutrientes da alimentação, melhoram a imunidade e auxiliam na produção do hormônio do bem-estar e da felicidade: serotonina. Um potinho de 150 gramas durante a manhã ou antes de dormir é o suficiente.
  1. Aveia | É fonte de fibra solúvel chamada Beta Glucana, vitaminas do complexo B, zinco e silício. Devido ao teor de fibra, a aveia diminui a concentração de açúcar no sangue, dessa forma diminui também o hormônio insulina. Ela contibui para diminuição do hormônio do estresse. Além de ser rica em vitaminas do complexo B, promove uma proteção contra o dano causado nos neurônios. Durante momentos emocionais conturbados, o corpo usa nosso estoque de zinco, e a aveia é uma ótima fonte. Seu carboidrato complexo promove energia de prazer ao cérebro, diminuindo a ansiedade. Consuma três colheres (sopa) por dia durante a tarde ou no café da manhã.