Indisposição e cansaço podem ser sinais de má alimentação

Uma dieta saudável é essencial para evitar esse quadro
Sleepy young business woman sitting at office desk, working with a laptop and yawning

Todo mundo já sentiu aquele cansaço logo após o almoço, ou vontade de ficar mais cinco minutinhos na cama ao acordar, não é verdade? Entretanto, quando essa indisposição se torna frequente e passa a afetar a rotina, pode ser sinal de que algo não vai bem com a alimentação e é preciso procurar um médico.

Segundo Silvia Ribeiro Massalem, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, de São Paulo (SP), “a falta de vitaminas e minerais de manutenção do corpo, queda na produção de hormônios, atuação contra o estresse oxidativo (produção aumentada de radicais livres) e deficiência na produção os anticorpos são alguns problemas que podem se manifestar a longo prazo”.

Para manter a energia e a saúde funcionando de forma adequada, é indicado o consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B (como cerais, aveias e arroz integral) e magnésio (presente no espinafre, beterraba e abacate), que são excelentes combatentes do cansaço. “Assim como o complexo B, o magnésio auxilia na regulação e produção de energia, além de manter a saúde do sistema nervoso e do intestino em dia”, pontua.

Além de apostar nesses nutrientes, é essencial ingerir alimentos de todos os grupos alimentares e se manter hidratada para que o corpo funcione de forma correta. “O mais importante de manter a alimentação balanceada é garantir uma vida saudável, com mais disposição e minimizando o risco de doenças infecciosas”, completa.