Descubra porque o melão é um aliado da saúde feminina

Nutricionistas expõem os benefícios nutricionais da fruta
melão
Fresh melon on wooden background

Suculento e com poucas calorias – 29 kcal a cada 100 gramas – o melão é um alimento aliado para a perda de peso. Mas não é só: seus benefícios também ajudam a turbinar a saúde. Isso porque a fruta ajuda a controlar a TPM, regula o ciclo menstrual, auxilia a manutenção da menopausa e na fertilidade feminina e, de quebra, ainda pode ser usado em diversas receitas nutritivas e saborosas, como o leite da semente de melão, rica em cálcio e magnésio.

A quantidade de magnésio da fruta explica o melão ser chamado de “Fruto da Fertilidade” ou “Fruto da Mulher”. De acordo com Bruna Meira, nutricionista de São Paulo (SP), o magnésio – abundante no melão – atua como um relaxante dos músculos moles (útero) e facilita o trajeto do embrião no corpo da mulher.

“Quando se está com deficiência desse mineral, podem ocorrer espasmos involuntários das trompas de falópio, que dificultam o trajeto do embrião ao útero ”, esclarece. Além disso, segundo Bruna, a fruta é rica em ácido fólico, que é fundamental para o desenvolvimento do feto.

O melão por ter grande quantidade de água em sua composição (80%), o que auxilia na regulação da circulação sanguínea, melhorando o fluxo menstrual

O melão por ter grande quantidade de água em sua composição (80%), o que auxilia na regulação da circulação sanguínea, melhorando o fluxo menstrual. O magnésio proporciona alívio dos sintomas da TPM – por ter ação relaxante nos músculos e vasos sanguíneos, beneficiando a saúde cardiovascular e a qualidade do sono –, atua na formação óssea e na produção de serotonina, que é um neurotransmissor relacionado ao bem-estar.

Para Isabel Krempel, nutricionista de São Paulo (SP), o melão também é uma das melhores fontes de cálcio, que ajuda a evitar a osteoporose, problema muito comum em mulheres, principalmente após a menopausa. Além disso, seus compostos antioxidantes previnem contra alguns tipos de cânceres e envelhecimento precoce.

O fruto ainda contém vitamina A (Betacaroteno), que possui ação antioxidante e protetora da pele.  Isabel destaca ainda que dentro de um contexto de alimentação saudável, o melão contribui com ação diurética, auxiliando na eliminação de toxinas do organismo.  “A composição nutricional do melão favorece muito a saúde feminina”, completa.