Menos sódio nas refeições

O consumo em excesso dessa substância eleva o risco de hipertensão

Os brasileiros consomem, em média, 12 gramas de sal diariamente, mais que o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), que é de 5 gramas. E esse consumo excessivo é apontado como uma das causas mais comuns da hipertensão, aumentando significativamente o risco de doenças cardiovasculares, principal causa de mortes no Brasil e no mundo. Por isso, é preciso ter cuidado com a quantidade de sal que adicionamos no preparo refeições diárias.

“Estudos apontam que até um quarto de todo o sal que uma pessoa consome no dia é adicionado à comida durante o preparo”, explica Marcia Gowdak, nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e responsável pelo Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), de São Paulo (SP). Confira abaixo algumas dicas listadas pela especialista para reduzir o sódio na alimentação.

– Experimente o prato antes de adicionar mais tempero. Muitas pessoas acrescentam o sal antes de saber se a refeição está saborosa;

– Cuidado com o consumo de alguns alimentos, como bacon, queijos, azeitonas e salame. Eles contêm quantidades elevadas de sódio e são frequentemente utilizados como ingredientes de feijões, saladas e outros pratos consumidos diariamente;

– Reduza o sal gradativamente. O paladar precisa de um tempo para se acostumar ao novo sabor;

– Não deixe de ler os rótulos das embalagens. A quantidade de sódio presente em cada produto deve ser informada ao consumidor. Além disso, alguns itens mostram como deve ser o preparo, de forma que a quantidade de sódio informada corresponda à consumida;

– Ao utilizar temperos em pó ou caldo, não adicione mais sal. Esses produtos já possuem a quantidade suficiente para deixar a comida apetitosa;

– Tire o saleiro da mesa. Essa atitude vai ajudar a reduzir a vontade de acrescentar sal à comida;

– Durante o preparo, utilize medidas caseiras para acrescentar sal aos pratos. A referência da colher de chá ou café é melhor do que o “sal a gosto” ou “pitadas”.