Os benefícios do azeite de dendê

Saiba também qual é a melhor forma de consumir e conservar o alimento
azeite de dendê
Oil palm fruits and oil bottle on a leaves background

Muito utilizado na culinária nordestina, para o preparo de delícias como acarajé e moqueca, o azeite de dendê não é apenas saboroso. Também conhecido como óleo de palma, com textura consistente e coloração alaranjada, o alimento proporciona benefícios à saúde.

“Este óleo é riquíssimo em vitamina A, que combate infecções e os radicais livres, sendo um excelente antioxidante. Mas, é preciso consumir de forma consciente, pois é bastante calórico”, afirma Erica Lohmann Barreto Souza, nutricionista da indústria Hemmer Alimentos. Ainda segundo a especialista, ele ajuda a retardar o envelhecimento, contribui para redução do colesterol e atua como poderoso anticoagulante sanguíneo.

Para que todas essas propriedades não sejam perdidas, é necessário prestar atenção quando for ingerir e também armazenar. Na hora de consumir, prefira ele cru. “Muitas pessoas acabam usando o azeite de dendê para fazer frituras, o que não é indicado” diz Erica. Para conservar, é preciso cuidado. O óleo não deve ficar exposto à luz, calor e umidade. Outra dica é não guardá-lo na geladeira, pois pode alterar suas características.