Sete tipos de farinha low carb

08/08/2018 | Da Redação
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Aprenda a fazer

farinha low carb de amêndoas

Aderiu à dieta low carb e sofre toda vez que precisa resistir a uma fatia de pão? Então fique calma, pois você pode comer essa e outras delícias, desde que sejam preparadas com os ingredientes certos. É isso mesmo, de acordo com Patrícia Cruz, nutricionista comportamental, de São Paulo (SP), hoje em dia é possível encontrar farinhas derivadas dos mais diversos alimentos ― desde grãos até vegetais ―, que funcionam como ótimas substitutas à tradicional farinha de trigo.

“Essas farinhas podem ser usadas, de forma geral, para o preparo de bolos, tortas, panquecas, pães, entre outros. O segredo está em saber como adicioná-las no cardápio”, conta. A especialista afirma que a melhor forma de inserir essas farinhas low carb na alimentação é experimentar fazer combinações de mais um tipo: “Assim o alimento fica rico nutricionalmente e com a textura mais agradável ao paladar”, complementa Patrícia.

A seguir, conheça algumas farinhas ideais para o preparo de receitas e saiba como fazê-las em casa, com dicas listadas pela especialista.

1. Farinha de amêndoas | Fonte de fibras, vitamina E e antioxidantes, essa farinha low carb é isenta de glúten e carboidratos. Como preparar: retire a casca do amendoim e distribua em uma assadeira sem adicionar sal. Leve ao forno em temperatura alta, sem óleo, por cerca de dez minutos. Deixe esfriar. Depois, bata no liquidificador até formar uma farinha.

2. Farinha de semente de abóbora | É rica em fibras, ácidos graxos mono e poli-insaturados, ferro, magnésio e potássio. “Essa é uma ótima opção de farinha low carb, já que possui alto nível de proteínas e apresenta baixo teor de carboidrato. Atua no controle da fome e dislipidemia [aumento das taxas de gordura no sangue]”, informa Patrícia. Como preparar: lave as sementes, retirando qualquer vestígio da polpa do alimento, e deixe de molho por pelo menos quatro horas. Escorra e espere secar por uma hora. Leve ao forno em temperatura média, mexendo de vez em quando. Quando estiverem torradas, retire do forno. Espere esfriar e bata no liquidificador até formar uma farinha.

3. Farinha de coco | Apresenta fibras, proteínas, carboidratos em pequena proporção, além de gordura monoinsaturada. Essa farinha low carb também é isenta de glúten. “Vai muito bem em pães, salada de fruta e iogurtes”, sugere a nutricionista. Como preparar: escorra muito bem o bagaço do coco e leve ao forno em temperatura média, de três a quatro horas, até que fique bem dourada. Deixe esfriar e bata no liquidificador, até que se torne uma farinha fininha.

4. Farinha de nozes | É isenta de glúten e apresenta baixa concentração de carboidrato. “Essa farinha é indicada para o preparo de bolos, tortas e pães”, orienta a especialista. Como preparar: retire as nozes da casca, coloque-as em uma assadeira e leve ao forno até ficarem douradas. Espere esfriar e bata aos poucos no liquidificador, até formar uma farinha.

5. Farinha de casca de maracujá | Apesar de apresentar carboidrato (reduzido!), é uma boa opção de farinha low carb, por ser rica em fibras. Atua no controle do colesterol e da glicemia. Como preparar: lave bem o maracujá, corte-o ao meio e retire muito bem a polpa. Coloque as cascas em uma assadeira, leve ao forno médio por 30 minutos e mexa algumas vezes. Espere esfriar, depois bata no liquidificador até obter uma farinha e peneire em seguida.

6. Farinha de castanha de caju | Isenta de glúten e rica em gorduras mono e poli-insaturadas, essa farinha previne a dislipidemia, diminuindo o colesterol ruim (LDL). Além disso, tem magnésio e zinco. “Pode ser usada em bolos, farofas, iogurtes e saladas de frutas”, recomenda Patrícia Cruz. Como preparar: coloque as castanhas em uma assadeira e leve em forno em temperatura média. Depois de assadas, retire do forno e deixe esfriar. Bata aos poucos no liquidificador, até que se forme uma farinha.

7. Farinha de banana-verde | Fonte de vitamina C e cálcio, a farinha de banana-verde pode ser utilizada em pães, para dar consistência e sabor. Como preparar: higienize as bananas-verdes e corte em rodelas. Coloque em uma assadeira e leve ao forno em temperatura baixa. Asse até que fiquem bem secas. Retire do forno e espere esfriar. Coloque no liquidificador e bata até formar uma farinha.