Vantagens nutricionais do milho

O alimento possui o quinto gosto do paladar humano e melhora o intestino
milho
Grains of ripe corn

O milho é muito versátil e está presente no dia a dia de muitas pessoas, não é a toa que está entre os cereais mais produzidos do mundo e pode ser encontrado em diferentes culturas. Eles são ricos em vitaminas A e B, proteínas, gorduras, carboidratos, cálcio, ferro, fósforo e amido.

E mais: ele possui uma substância muito benéfica para a manutenção da flora intestinal: as fibras alimentares. “As fibras são importantes para o desenvolvimento da microbiota intestinal, ou seja, os micro-organismos que habitam o intestino humano e são benéficos para melhora na motilidade e absorção de nutrientes”, comenta Hellen Maluly, doutora em ciência de alimentos, de São Paulo (SP). “Vale ressaltar que o consumo de água junto com as fibras torna a sua ação mais eficaz e evita a constipação intestinal”, alerta.

O alimento também é conhecido por obter um dos cinco gostos básicos do paladar humano: o umami. “O umami proporciona benefícios à saúde, como a melhora na aceitação alimentar, principalmente pela elevação na produção de saliva, o que auxilia o processo de mastigação e liberação de aromas, dando um toque especial à característica sensorial das preparações culinárias, além de ajudar na digestão de proteínas quando chegam ao estômago”, analisa a especialista.