Você sabe qual é a função dos fitoesteróis?

Disponível em alimentos, produtos enriquecidos e suplementos, a substância reduz o mau colesterol
Walnut kernels and whole walnuts on rustic old wooden table

Encontrado em nozes, semente de girassol, soja, canola, trigo, milho, feijões, abacate, legumes e verduras, o fitoesterol é um grande aliado na redução dos índices de colesterol ruim (LDL) no sangue, problema que afeta mais de 18 milhões de pessoas, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com esse benefício, a substância contribui para a manutenção da saúde cardiovascular. “No organismo, os fitoesteróis diminuem a absorção do colesterol pelas células do intestino, fazendo com que grande parte dele seja eliminada pelas fezes”, explica Talita Poli Biason, gerente médica da unidade de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP), do Aché Laboratórios, de São Paulo (SP).

Associados a uma dieta saudável e a prática de atividades físicas, os fitoesteróis são recomendados como parte das mudanças no estilo de vida. Mas, para que os benefícios sejam alcançados, o consumo da substância deve ser de 1,3 até 2 gramas.

Por isso, a inclusão de alimentos enriquecidos e a suplementação podem garantir a ingestão adequada para obter os efeitos que proporcionam a redução do nível do colesterol. E lembre-se: o diagnóstico e a recomendação médica são fundamentais para garantir a sua saúde.