Alimentos e bebidas amenizam TPM

A tensão pré-menstrual tem mais de 150 sintomas conhecidos

A TPM pode surgir até 15 dias antes da menstruação e depois cessar completamente, afetando cerca de 80% das brasileiras. “Ela ocorre porque a produção da serotonina, hormônio que regula o humor, varia ao longo do ciclo menstrual”, conta a ginecologista, obstetra e graduanda em nutrologia Kelly Alessandra Tavares, de São Paulo (SP).

A queda do hormônio é a responsável por sintomas como irritabilidade e depressão. Já a redução no estrogênio, um outro hormônio, que ocorre antes da menstruação, causa vasodilatação e dor de cabeça. Por outro lado, após o período fértil, há o aumento da progesterona, que favorece a retenção de líquidos, o inchaço e as dores.

“Somando à hereditariedade, sensibilidade individual e deficiência de vitamina B6, temos um quadro de TPM acentuado”, resume a médica.

 Dieta especial

A boa notícia é que esses incômodos podem ser tratados de forma bem simples: com alterações no cardápio. A seguir, Kelly dá algumas dicas de alimentação para reduzir o incômodo do período pré-menstrual:

1) Evite carboidratos simples, associados às mudanças de humor, inchaço e fadiga. “Os grãos integrais, além de terem mais fibra e ajudarem na saciedade, ainda são ricos em vitamina B6, que auxilia na síntese da serotonina e na redução da depressão e da irritabilidade”, explica a médica.

2) Fibras, como aveia, cereais integrais e leguminosas ajudam a regular o intestino, diminuindo a prisão de ventre e o inchaço do abdome.

3)  Banana, nozes e castanhas são ricos em triptofano, que ajuda na produção de serotonina.

4) Alimentos que melhoram a diurese, como melão, melancia, morango, aipo, chuchu, alface, pepino e chás sem cafeína (como hortelã, erva doce, camomila etc.) ajudam a combater o inchaço.

5)  Reduza o consumo de alimentos ricos em cafeína, como café, chá preto, chocolate e refrigerantes.

6)  Alimentos ricos em ômegas 3 e 6, como salmão, atum, azeite extravirgem e linhaça, ajudam a reduzir a inflamação e as dores.