Alimentos para ganhar músculos

Médica ensina o que comer para ter um corpo malhado e firme

Quem pratica atividade física para ganhar massa magra certamente já sabe que precisa inserir alimentos ricos em proteínas na dieta.

“Os aminoácidos, que constituem as proteínas, proporcionam o crescimento e a reparação de tecidos – o que inclui a massa muscular. Esses nutrientes também atuam no metabolismo celular e na contração dos músculos”, explica a médica especializada em nutrologia Renata Domingues, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro). “Por isso, é comum o consumo de ovo, batata-doce e frango por quem adota uma rotina fitness. Mas é possível ir bem além desse cardápio”, garante.

Dieta variada é a melhor pedida

De acordo com a médica, também é essencial inserir na dieta alimentos ricos em carboidratos (que fornecem energia para realizar as atividades) e gorduras saudáveis (que ajudam na perda de massa gorda).

Os vegetais também são importantes, porque contêm vitaminas e minerais, que ajudam na recuperação do organismo depois dos exercícios. A médica ainda enfatiza que, mesmo se dedicando ao máximo aos treinos e até gastando fortunas com os melhores e mais caros suplementos, os resultados não vão aparecer se você não seguir uma boa alimentação, com foco no objetivo de ganho de massa muscular. “Por isso, procure sempre orientação médica para saber como adequar sua rotina e comer o ideal para ter bons resultados”, diz Renata.

Lista de alimentos

Segundo a médica, quem deseja garantir um corpo malhado e firme deve priorizar os seguintes alimentos:

* Feijão com arroz

* Tofu

* Frango

* Ovo

* Quinoa

* Iogurte natural

* Massa integral

* Peru

* Salmão

* Linhaça

* Brócolis

* Espinafre

* Aveia

* Chá verde

* Água (no mínimo 2 litros por dia)