Alimentos que ajudam a visão

Vitaminas e ômegas 3 e 6 devem fazer parte da dieta

O que você come tem efeitos até na sua visão, sabia? “Estudos demonstram que populações que se alimentam de peixe pelo menos três vezes por semana apresentam menor ocorrência de degeneração macular – grande responsável pela cegueira em pessoas acima de 55 anos”, comenta o oftalmologista Renato Braz, de Brasília (DF).

As principais vitaminas

A vitamina A é o principal nutriente para os olhos. Está presente em vegetais de cor amarela e vermelha como cenoura, tomate a abóbora, além de alimentos de origem animal como gema de ovo e fígado.

São importantes também para a visão a vitamina B2, que é encontrada no leite, carnes e verduras e fortalece o metabolismo energético e protege a bainha dos nervos, a vitamina C, contida nas frutas cítricas, com seu papel antioxidante que auxilia na proteção contra a degeneração macular, a vitamina E das amêndoas, castanhas e germe de trigo, e a uteína e a zeaxantina, pigmentos presentes no ovo e nos vegetais verdes escuros, como brócolis, couve e espinafre.

A função dos ômegas

Os ácidos graxos essenciais são outros aliados para uma boa visão. O destaque fica por conta dos ômegas 3 e 6. Encontrados nos peixes de água fria como salmão, atum, sardinha e também no azeite de oliva extravirgem, são importantes para o funcionamento adequado das células da retina. Eles possuem ação protetora contra os efeitos degenerativos e reduzem os níveis de colesterol, que são importantes contra a degeneração macular.

“Por isso, quem quiser preservar a visão deve ter uma dieta equilibrada, com a presença de frutas, vegetais verdes e amarelos escuros, azeite de oliva, óleo de linhaça e privilegiar a ingestão de peixes ao invés da carne vermelha”, orienta Renato.