Alimentos que combatem o estresse

 Nutricionista dá cinco dicas de como fazer a dieta trabalhar a seu favor

Estresse e ansiedade são considerados os grandes males do século. Segundo dados da Liga Acadêmica de Saúde Mental (Lisam), da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, 80% da população mundial é afetada pela ansiedade.

De acordo com o levantamento da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse (ISMA), o Brasil é o segundo país com o maior nível de estresse do mundo, afetando de alguma forma 70% da população.

O que muitos não sabem é que a alimentação é uma grande aliada na diminuição do estresse. Veja a seguir algumas dicas da nutricionista Carolina Pimentel, membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition, para ajudar a ter um dia a dia mais equilibrado.

1) Mantenha uma rotina de alimentação | Tenha sempre à mão pequenos lanches para consumir entre as principais refeições. Além de fornecer a quantidade necessária de energia para o corpo se manter ativo durante o dia todo, acelera o metabolismo, contribui para o bom funcionamento da mente e para o controle das emoções. Fracionar refeições também é importante para controlar o nível de açúcar no sangue e combater a ansiedade. Uma boa alternativa é optar por barras de proteína ou de nuts.

2) Faça refeições leves| Prefira saladas, carnes magras e grãos integrais.

3) Tenha sempre um lanchinho na bolsa | Para evitar opções calóricas e gordurosas quando bate a fome no meio do dia, mantenha um snack saudável à mão. Frutas, barras de proteína e castanhas são ótimas pedidas.

 4) Aposte no ômega 3| Extraído, geralmente, de peixes de águas profundas, como sardinha, atum, salmão, reduz os níveis de cortisol e noradrenalina (desencadeadores do estresse) e aumenta as ligações de dopamina (neurotransmissor do prazer), melhorando a tolerância ao estresse. É possível encontrar o ômega 3 também em oleaginosas, como pistache, avelãs, amêndoas e nozes. Além disso, ele está presente nas sementes de linhaça e chia. “Mas para garantir a ingestão recomendada desse nutriente, também vale apostar nas cápsulas de ômega 3”, indica a nutricionista.

5) Beba água | A ingestão desse líquido é essencial para o bom funcionamento do organismo. Além de hidratar, ajuda a diminuir o apetite e a compulsão alimentar causada pelo estresse. A utilização de chás também é uma ótima medida para acalmar e relaxar o corpo.