Alimentos que melhoram a imunidade

São os antioxidantes que estimulam a produção de células de defesa

Quem costuma pegar muitas gripes, infecções e resfriados pode tentar dar um up na imunidade com alimentos – especificamente, aqueles que possuem propriedades antioxidantes. “Eles auxiliam na regulação de radicais livres produzidos pelo organismo, que causam oxidação celular”, explica a nutricionista Karina Nascimento, da Cia da Consulta, em São Paulo (SP). Segundo ela, os antioxidantes ainda atuam no fortalecimento da imunidade estimulando a proliferação dos leucócitos, células que atuam na defesa do organismo.

Confira, abaixo, uma lista elaborada pela nutricionista com as principais fontes de antioxidantes:

Vitamina E (tocoferol) | É um antioxidante lipossolúvel – solúvel em gordura – capaz de auxiliar a resposta imunológica na produção de anticorpos e na capacidade de aumentar a diferenciação celular. Presente na avelã, semente de girassol, castanha-do-Pará, amendoim, milho, amêndoa e óleo de milho.

Vitamina C (ácido ascórbico) | Possui o poder de neutralizar os radicais livres por meio da estimulação de leucócitos do sistema imunológico. Alimentos que a contêm são goiaba, mamão, morango, laranja, brócolis, couve-flor e pimentão.

Vitamina A (retinol) | Seus compostos auxiliam na diferenciação e crescimento celular. Além disso, a deficiência de vitamina A pode desencadear alterações na mucosa intestinal e no trato respiratório. Alguns exemplos de alimentos ricos nesse nutriente são manga, cenoura, beterraba, espinafre, tomate e couve.

Carotenoides (betacaroteno, licopeno) | São precursores da vitamina A e auxiliam bastante no processo de ação antioxidante. Exemplos: batata doce, buriti, abóbora, cenoura, pitanga, manga e pêssego.

Selênio| Também é considerado um agente oxidante, pois a sua ação está relacionada à síntese de agentes importantes na resposta imune. Pode ser encontrado nas sementes de chia e de girassol, castanha-do-Pará, salmão, peito de frango, ovo, feijão e farinha de trigo.

Flavonoides | Conhecidos por “sequestrar” os radicais livres devido à sua ação antioxidante. Há estudos que indicam possíveis propriedades antivirais e antitumorais. Algumas fontes são brócolis, salsa, manga, maçã, chá verde, chá preto, chá branco, couve, rúcula e cebola.